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Sazonalidade do mercado: como diminuir os impactos das flutuações do ano?

Sazonalidade do mercado: como diminuir os impactos das flutuações do ano?

A sazonalidade do mercado é uma realidade do mercado para todos os segmentos e tipos de empresas.

Muitas empresas sofrem por ter um produto que, por algum motivo, sofre com a sazonalidade do mercado. Mas afinal, há algum produto que não sofra com isso?

Na hora de montar um plano de negócios, é preciso considerar todo tipo de situação que o mercado poderá oferecer. E, olha, são muitas. E, olha, são imprevisíveis.

Sazonalidade do mercado: como amenizar?

Para amenizar esse problema e até aproveitar para fazer dele uma oportunidade, é preciso ser criativo e inventivo.

Como falamos anteriormente, o primeiro passo é o planejamento. Planejar antes e prever cenários é um exercício que não deve ser catastrófico, mas realista. De que maneira você pode se preparar para períodos em que o seu cliente não deseja comprar o seu produto? De que forma você pode amenizar o impacto dessas ocasiões?

Uma das soluções para o problema da sazonalidade do mercado é a diversificação de portfólio. Ao diversificar o portfólio, você cria novas oportunidades de compra que podem ser úteis para períodos de baixa temporada. Tente investir no desenvolvimento de produtos que tenham a ver com o DNA da sua marca, mas que ao mesmo tempo contemplem os meses em que o seu carro-chefe perde força.

Além disso, é preciso martelar novamente na questão do relacionamento.

Se relacionar sempre, eu disse SEMPRE é um bom negócio.

Relacionamento para diminuir a sazonalidade do mercado

A sazonalidade do mercado é muito menos impactante quando você tem uma base de clientes engajada e apaixonada pela sua marca. Não importa se a crise financeira e/ou política se agrava, se ela se muda de perto de você. Sempre que ela quiser um produto da sua categoria, vai considerar você por primeiro.

Isso é muito importante porque, se antigamente havia um pensamento de que os clientes ativos “não precisam ser trabalhados”, e aí os esforços eram direcionados para a abertura de novos PDVs ou no aumento do número de novos contatos, hoje se percebe que as duas coisas têm pesos parecidos.

Ao mesmo tempo em que você busca novos negócios, precisa cuidar com carinho de quem sempre esteve ao seu lado.

Quer saber mais sobre o assunto?

Então confira o nosso Coletivando #4 sobre Sazonalidade e Tendência. 😀

Conheça também o site do Sebrae.

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