Marca e identidade visual são realmente importantes?
Marca e identidade visual são assuntos, por que não dizer, polêmicos. :O
Tem gente que jura que não é importante. Tem gente que jura que é.
A gente jura que é. E explicamos por quê.
Marca e identidade visual é só o logotipo da empresa?
Se engana quem pensa que a identidade visual é somente o logotipo da empresa. É claro que ele é uma parte muito importante desse processo, mas também fazem parte as cores, os elementos visuais, a estamparia… tudo que é visual da empresa, linguagem fotográfica por exemplo, está envolvido na identidade visual.
Isso é muito importante para que o consumidor identifique a empresa por características que sejam só dela. Por essas e por outras é que a marca e identidade visual são tão importantes.
É muito importante que a identidade visual também tenha o que a gente chama de redução. Quando a marca é aplicada em um outdoor, é lógico que ela vai ter muita visibilidade. Mas e quando o teu cliente receber uma nota fiscal e a marca estiver lá em 2cm, ele vai conseguir ler da mesma forma ou vai ser só um borrão?
Adaptação!
Além disso, a adaptação de marca e identidade visual é muito importante porque, hoje, ela tem que transitar em vários tipos de plataforma. Se a marca tem um elemento, por exemplo, esse elemento dá conta de representá-la sozinho?
Isso é importante porque, quando se começa a estudar o universo de marca e identidade visual, se percebe que ele é extremamente amplo. A identidade visual tem partes tangíveis e intangíveis que, juntas, classificam a sua marca como única no mercado. Equilibrar todos esses pratos da maneira correta, com coerência e por muito tempo são ingredientes fundamentais para o sucesso.
De uma forma geral, existem muitas dúvidas no mercado sobre marca e identidade visual. Para solucioná-las da melhor maneira possível, nossa equipe preparou mais um vídeo bem-humorado do Coletivando para explicar os principais aspectos que precisam ser levados em consideração na hora de se fazer uma marca.
Acompanhe!
Você também pode gostar de:
Como fazer storytelling?
Logotipos de marcas globais: por que são tão semelhantes?