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Logotipos de marcas globais: por que Google, AirBnb e Pinterest tem logotipos tão semelhantes?

Logotipos de marcas globais: por que Google, AirBnb e Pinterest tem logotipos tão semelhantes?

Alguns especialistas em logotipos de marcas globais fazem suas considerações

 

Por que tantos logotipos de marcas globais de tecnologia são os mesmos? De Google, Airbnb para Spotify e Pinterest, essas empresas mudaram gradualmente sua marca de tipos de letra idiossincráticos para fontes sem-serifas notavelmente similares.

 

Em fevereiro, um tweet viral do estúdio Oh No Type Co comparou os logotipos de marcas globais, fazendo o antes e depois de cada empresa e demonstrando como ficou a aparência da marca atual delas.

 

Existe uma razão técnica para essa mudança? Existem forças culturais em jogo? Essas empresas estão tentando projetar uma mensagem diferente agora que são corporações de bilhões de dólares?

NOSSA TEORIA? O AMBIENTE MOLDA…

 

Logotipos de marcas globais costumam estar presentes em diversos meios e mídias e também são trabalhados por diversas mãos e tipos de profissionais. Quanto mais complexa sua abrangência, maiores as chances de surgirem problemas com sua reprodução ou mesmo com retrabalhos, o que acaba onerando os envolvidos na execução de um projeto.

 

Vemos isso de forma constante aqui na Coletivo em diversos setores e com empresas de diversos tamanhos. A repetição, inclusive, é fundamental em outros aspectos: pensar em como uma assinatura visual vai ser entendida e retransmitida pelo consumidor ou usuário é importante para trabalhar lembrança de marca, e preferência claro! Marcas simpáticas que facilitam o dia a dia – incluindo a conversa com o consumidor – saem na frente da concorrência. Assim, logotipos de marcas que sabem o que querem e se comunicam bem com seu público são super bem-vindos.

 

Recentemente, a Uber também apresentou uma nova proposta de logotipo de marca global, que pode ser visto aqui. Apesar da simplificação da apresentação visual da marca – como fizeram as marcas citadas no início deste artigo -, o sistema de identidade costuma ser super complexo. No caso do Uber consideram, dentre outros pontos, a composição e o movimento dos elementos da marca nos meios digitais e nos tradicionais.

 

 

Simples, portanto, só o resultado final.

 

A Co.Design, site que originou essa discussão, entrevistou outros especialistas em branding que trabalharam com empresas de tecnologia para mais respostas e pontos de vista. Estas são as suas teorias:

A FALTA DE UMA SERIFA = SIMPLIFICAÇÃO DOS LOGOTIPOS DE MARCAS

 

Criar logotipos para marcas exige um estudo complexo e detalhado de suas intenções. Mas existem também questões técnicas que ajudam muito nesse processo. Algumas figuras importantes do mercado comentaram as inovações nos logotipos das empresas que mencionamos.

 

“Minha teoria é que eles querem integrar sua aparência e visão do ponto de vista do logotipo com sua IU. Eles estão procurando uma identidade realmente coesa, uma experiência coesa e uma aparência. Ao olhar para a interface do usuário para seus aplicativos, para o seu site ou para sua interface, eles estão tentando simplificá-lo. À medida que você simplifica, você se afasta de alguns dos logotipos mais peculiares e únicos que essas empresas lançaram inicialmente. ” – Howard Belk, co-CEO e diretor criativo da Siegel + Gale

 

“A quantidade de visuais que o consumidor é bombardeado todos os dias é tremenda – na rua, em um laptop ou em um smartphone. Um caos visual que dificulta a navegação. Impacto e, acima de tudo, clareza, tornaram-se palavras-chave para todas as marcas. Todos esses logotipos estão dizendo ao consumidor a mesma mensagem: nossa marca e nossos serviços são simples, diretos e claros. E extremamente legível. “- Thierry Brunfaut, diretor criativo e sócio fundador da Base Design

Logotipos de marcas globais
Logotipos de marcas globais

QUANTO MAIS GENÉRICO, MAIS CONFIÁVEL

 

Muitos dos profissionais ouvidos consideraram que o logotipo de marcas deve ser simples para se tornar confiável.

 

“Eu vejo isso como um passo natural para as marcas terem como crescer a partir de startups para marcas estabelecidas. Seus objetivos mudaram de fazer barulho e se destacar para ser uma parte confiável da vida cotidiana das pessoas. Essa personalidade sincera que o definiu quando você começou e conquistou seus usuários iniciais pode ser uma limitação, pois você apontará para um amplo apelo (e maior receita).

 

“Existe um perigo igual de pensar que a marca é igual a cor / tipo / logotipo, mas isso evita o mundo em que as marcas estão agora prosperando. Mais marcas de tecnologia estabelecidas entregam sua personalidade através de seu serviço, seu conteúdo, sua voz, a maneira como eles soam e se comportam. Eles podem se dar ao luxo de tornar sua personalidade mais presente e viva do que uma inicialização com um aplicativo ou um site pode ser visto assim, os tipos de letra corporativos amigáveis ​​do mundo não são muito um problema. ” – Andy Harvey, diretor criativo em MoovingBrands

Logotipos de marcas globais
Logotipos de marcas globais

O LOGOTIPO NÃO É MAIS A MARCA

 

“As pessoas que lidam com essas poderosas marcas digitais, como qualquer marca forte, sabem muito bem que não são mais definidas pelo seu logotipo, mas pelo produto ou serviço que eles fornecem. Eles são fortes, graças ao que eles permitem que você faça com eles. Antes, os designers de logo procuravam um “conceito” ao projetar um logotipo. Isso obviamente não é mais necessário: a marca é o conceito. Seus logos podem parecer semelhantes, mas o que eles oferecem é totalmente diferente e eficaz, e é isso que finalmente conta para o consumidor. Eles são 100% reconhecíveis.

 

“Essas marcas são agora tão boas no que fazem e tão amplamente utilizadas, tornaram-se parte de nossa vida e cultura cotidiana. É por isso que eles não precisam de logotipos, pois se tornam palavras (ou melhor, verbos) em nosso idioma diário. Provérbios como “Eu vou apenas dar um google” é o melhor exemplo. Tornando-se palavras, essas marcas serão articuladas cada vez mais em frases e textos. Para reforçar isso, a maioria dessas marcas passou agora a projetar tipos de letra personalizados em vez de logotipos: um tipo de letra personalizado torna-se sua voz reconhecível em cada plataforma ou dispositivo. ” – Thierry Brunfaut, diretor criativo e sócio fundador da Base Design

LOGOTIPOS DE MARCAS: ELES NÃO FAZEM TODO O TRABALHO

 

“Eu acho que outra tendência no momento é que o logotipo não está fazendo todo o trabalho. Está fazendo muito menos trabalho em termos de definição da identidade. Tanto da identidade agora é definida por muitos elementos e experiências que cercam o logotipo, que o apoiam. Minha metáfora é, pense no logotipo como a pedra angular da ponte. É central, mas há um monte de outras coisas ao redor que mantêm essa ponte intacta para levá-lo de um lado do rio para o outro. Ele deve se encaixar com muitos outros componentes. ” – Howard Belk, co-CEO e diretor criativo da Siegel + Gale

Logotipos de marcas globais
Logotipos de marcas globais

LOGOTIPOS DE MARCAS SIMPLIFICADOS FUNCIONAM MELHOR EM SMARTPHONES

 

“Desde a grande rejeição do skeuomorfismo em 2007, o setor de tecnologia repetiu sem parar o mesmo estilo de design “plano”, principalmente porque não precisamos de metáforas na UX, como fizemos nos primeiros dias da tecnologia popular, e porque ela apenas funciona mais rápido e melhor em smartphones de tela pequena. A tipografia tecnológica tem sido influenciada por tal, de tal forma que tudo está se tornando bastante obsoleto e direto. Mas não é diferente de muitas outras categorias em que os códigos visuais se tornam tão arraigados, para ver qualquer outra coisa que invoque a rejeição.

 

“Eu acho que se você olhar em muitas categorias (mas não todas) você pode ver o mesmo acontecer. Talvez não com exatamente as mesmas fontes, mas certamente um estilo de categoria. Por exemplo, se você olhar para marcas de luxo, elas podem ser muito conformistas, como categorias como whisky escocês ou alívio da dor. Todos eles têm seus códigos familiares, tropos e clichês.

 

“Então, provavelmente estamos presos por algum tempo ainda, até que alguém exploda tudo de novo. E para isso eu digo, traga-o. “-Nick Clark, diretor criativo executivo da Superunion de Nova York

 

Quer entrar na discussão também? O texto original encontra-se publicado aqui.

 

Se acredita que sua marca tem potencial pra usufruir de um olhar mais profissional, deixe uma mensagem pra gente 😉

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