Menu

Gamificação nas empresas: como aplicar? Por que é importante?

Gamificação nas empresas: como aplicar? Por que é importante?

Gamificação nas empresas
Gamificação nas empresas

Gamificação nas empresas é um assunto que sempre levanta discussões a respeito da importância e da validade desse tipo de ação.

Mas afinal, você já sabe o que é Gamificação ou Gamification? Se não, fique tranquilo! Estamos aqui para ajudar. 😉

Como surgiu a gamificação nas empresas

A gamificação nas empresas surgiu depois de, entre outras coisas, um movimento forte na educação. Se percebeu que crianças que aprendiam por meio de técnicas típicas de jogos aprendiam mais e mais rápido.

Isso porque o exercício de transformar um aprendizado vertical e imposto em uma proposta de competição e cooperação torna-o muito mais divertido. É contar uma história engajadora. E isso, consequentemente, facilita o aprendizado. As crianças passaram a ser estimuladas por meio de atividades em que precisavam acumular pontos e contar com a colaboração de colegas para alcançar determinados objetivos. Assim, aprender era preciso para que se passasse de fase.

Isso perdura até hoje, mas, como falamos anteriormente, a gamificação nas empresas também faz parte desse conceito de tornar os processos divertidos.

Ainda, retomando o que dissemos sobre competição e cooperação, essas realidades ocorrem em função de que, quando se está em um jogo, sabe-se claramente o objetivo.

Faça gols!

Num jogo de futebol, por exemplo, é sabido que o jogador precisa agir e contar com os companheiros para realizar algo claro: fazer gols. Quando o time sai perdendo, é preciso se reorganizar e se motivar para reverter aquela situação.

Esses conceitos, sendo aplicados na empresa, podem revolucionar a equipe interna e até mesmo a forma de vender.

Na comunicação interna, a gamificação nas empresas pode acontecer de diversas formas. Pode ser um programa de pontos para a equipe de vendas. Recompensas específicas para quem mantém a assiduidade. Prêmios coletivos para equipes que batem a meta. Enfim, são várias as formas de tornar o processo mais divertido e recompensador.

Já na comunicação mercadológica, a gamificação nas empresas pode fazer o cliente percorrer o caminho da decisão de compra com muito mais diversão. Programas de fidelidade, prêmios exclusivos para determinados tipos de compra, surpresas que ele não espera no caminho. Gamificar pode fazer o seu processo de venda extremamente interessante para seu cliente.

Temos dois vídeos sobre esse assunto no nosso Coletivando. <3 Confira!

Quer saber mais sobre empreendedorismo? Veja o site do Sebrae.

 

0 Comments Leave a reply

    Leave a comment

    Your comment(click button to send)

    This is a unique website which will require a more modern browser to work!

    Please upgrade today!