Menu

Como fazer storytelling e por que ele é importante na comunicação da sua empresa?

Como fazer storytelling e por que ele é importante na comunicação da sua empresa?

Como fazer storytelling? Em primeiro lugar, é importante entender o que é o storytelling.

 

Storytelling é a forma de contar uma história. Mas e o que isso tem a ver com negócios?

 

Tudo é narrativa. Quando a gente acorda e vai escovar os dentes, já está começando a primeira história do dia.

 

Por que então seria diferente na estratégia de negócio da sua empresa?

 

É o que falamos nesse vídeo do Coletivando sobre Como Fazer Storytelling.

 

É preciso entender que se você tiver uma abordagem parecida com a que o seu concorrente tem com o seu cliente, a chance de realmente se tornar diferenciado se torna muito pequena.

 

Públicos diferentes

 

Além disso, ao pensar em como fazer storytelling para sua empresa, é importante considerar as diferenças entre os públicos. Mesmo na hora de direcionar os seus anúncios, é preciso saber com que público você está conversando. Isso porque cada público exige um tipo de discurso, e no processo de storytelling, você precisa saber que tipo de história o seu público mais gosta.

 

Origem

 

O conceito vem de Joseph Campbell, que associava que grande parte das histórias heroicas, em todas as épocas, seguiam uma estrutura. A grosso modo, pode-se dizer que o autor elencava etapas de introdução, conflito, tentativa de superação, resolução, entre outras. Assim, mostrava que “A Jornada do Herói”, como ele chamava o formato (também conhecido por Monomito), era um formato recorrente, principalmente para contar histórias épicas.

 

Dito isso, dá pra entender por que o conceito é tão usado hoje em dia: as empresas querem se tornar lovemarks e as heroínas de seus públicos. Quando se alcança esse estágio, deixa-se de ser uma simples provedora de produtos e passa-se a um status de influência e propósito muito positivos para a marca.

 

Ficou curioso?

 

Vem mergulhar com a gente nesse universo e saber como fazer storytelling.

 

 

Você também pode gostar de:

Fotografia e diagramação de livros
Ponto de Venda: 5 erros que você comete (e como evitá-los)

0 Comments Leave a reply

    Leave a comment

    Your comment(click button to send)

    This is a unique website which will require a more modern browser to work!

    Please upgrade today!