Como fazer storytelling e por que ele é importante na comunicação da sua empresa?
Como fazer storytelling? Em primeiro lugar, é importante entender o que é o storytelling.
Storytelling é a forma de contar uma história. Mas e o que isso tem a ver com negócios?
Tudo é narrativa. Quando a gente acorda e vai escovar os dentes, já está começando a primeira história do dia.
Por que então seria diferente na estratégia de negócio da sua empresa?
É o que falamos nesse vídeo do Coletivando sobre Como Fazer Storytelling.
É preciso entender que se você tiver uma abordagem parecida com a que o seu concorrente tem com o seu cliente, a chance de realmente se tornar diferenciado se torna muito pequena.
Públicos diferentes
Além disso, ao pensar em como fazer storytelling para sua empresa, é importante considerar as diferenças entre os públicos. Mesmo na hora de direcionar os seus anúncios, é preciso saber com que público você está conversando. Isso porque cada público exige um tipo de discurso, e no processo de storytelling, você precisa saber que tipo de história o seu público mais gosta.
Origem
O conceito vem de Joseph Campbell, que associava que grande parte das histórias heroicas, em todas as épocas, seguiam uma estrutura. A grosso modo, pode-se dizer que o autor elencava etapas de introdução, conflito, tentativa de superação, resolução, entre outras. Assim, mostrava que “A Jornada do Herói”, como ele chamava o formato (também conhecido por Monomito), era um formato recorrente, principalmente para contar histórias épicas.
Dito isso, dá pra entender por que o conceito é tão usado hoje em dia: as empresas querem se tornar lovemarks e as heroínas de seus públicos. Quando se alcança esse estágio, deixa-se de ser uma simples provedora de produtos e passa-se a um status de influência e propósito muito positivos para a marca.
Ficou curioso?
Vem mergulhar com a gente nesse universo e saber como fazer storytelling.
Você também pode gostar de:
Fotografia e diagramação de livros
Ponto de Venda: 5 erros que você comete (e como evitá-los)